Identidade de nossas instituições educativas

As instituições educativas das Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena são de inspiração cristã católica e orientadas pela Congregação Religiosa fundada por Teresa de Saldanha em 1868 e inserida na Ordem Dominicana.

Acompanhando os passos da fundadora e percorrendo novos caminhos que as mudanças exigiram, pretende-se prosseguir o seu Ideal Educativo: educar o espírito, o coração e a inteligência, numa relação próxima efetiva e confiante. Segundo o espírito dominicano devemos ter presente o respeito pela dignidade da pessoa humana. Trabalhemos no sentido de desenvolver a interioridade, o amor e persistência no trabalho, a vivência em equipe, a promoção da criatividade e a ação missionária junto das famílias.

A comunidade educativa

Pretendem as Irmãs dominicanas com o seu ideário, contribuir para uma formação de personalidades estruturadas, capazes de potenciar os valores do Evangelho na Sociedade, transformando-a. As Irmãs também se preocupam com a formação dos pais e demais colaboradores que são co-responsáveis pela formação integral dos educandos. Os nossos educandos e educadores devem ter por missão projetar nas famílias os valores recebidos na instituição.

Valores em formação

A formação deve integrar valores como o estudo, a fé, esperança a verdade, a justiça social, solidariedade, a amizade, a esperança, a confiança e desenvolver saberes e competências. O ambiente onde se desenvolve a ação educativa deve ser um espaço afetivo em que todos se sintam felizes e acolhidos.

Conclusão

Os educadores procurem ser no mundo de hoje uma chama de esperança na vida que não acaba, que deve ser vivida numa óptica de felicidade. Convictas de que só o exemplo atrai e transforma, os educadores têm sempre no seu horizonte as razões da esperança e os princípios orientadores da formação dominicana. Enfrentam com serenidade e tenacidade o desafio da coerência de vida e do testemunho de fé na vivência feliz da doação de si mesmo.